Na sexta-feira (08), foi realizada no Teatro Professora Odette Machado Alamy, na cidade de Araguari, a cerimônia e posse da Associação Cultura Minas. Autoridades locais, prefeitos de diversos municípios, membros da sociedade civil e representante de entidades participaram do evento. A associação foi constituída visando à integração administrativa, social, cultural e econômica dos 21 municípios da meso região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, composta por: Araguari, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Comendador Gomes, Douradoquara, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Perdizes, Planura, Prata, Romaria, Santa Vitória e São Francisco de Sales. Os empossados permanecerão no cargo até o dia 8 de julho de 2013. Eliane Parreiras, secretária de Cultura de Minas Gerais, prestigiou o evento. “O Sistema Nacional de Cultura é um avanço muito representativo para a área. Acho que nunca a cultura foi pensada de maneira tão profunda assim. Sem dúvida nenhuma, essa associação é uma boa tática e deve ser copiada e adotada por outras regiões. Colocamos a secretaria de Cultura à disposição,” declarou. Para o presidente da associação, Anderson Ferreira – secretário de Cultura de Ibiá, muito trabalho espera os gestores daqui para frente. “Sabemos das dificuldades que isso representa. Diante dos inúmeros desafios que se aproximam a consciência dos gestores é importante para uma de nossas necessidades mais eminentes: criar condições que possibilitem a adesão de todos ao Sistema Nacional de Cultura. Aos gestores que compõe essa associação, resta arregaçar as mangas e trabalhar,” enfatizou. Dentre os objetivos da associação, estão o fortalecimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios, bem como a cooperação mútua entre eles. Para isso, serão desenvolvidas ações como o estabelecimento de programas de modernização, assessoramento na elaboração de projetos culturais, elaboração e execução de planos, programas e atividades de formação e aperfeiçoamento, além da contribuição para preservação do patrimônio cultural dos municípios associados. Também participaram do evento o vice-prefeito de Araguari Júberson dos Santos Melo (PSL); Cláudia Oara de Castro, chefe de serviço na representação do Ministério da Cultura; os deputados Gilmar Machado (PT), Tenente Lúcio (PDT), Lisa Prado (PT); o vice-presidente da Câmara Municipal de Araguari, Rafael Guedes (PMDB); os prefeitos Lucas Campos Siqueira (Patrocínio), Henrique José Borges (Indianópolis), Hernane Barbosa (São Francisco de Sales) e José Rodrigues da Silva (Comendador Gomes), Joyce Magnini, Superintendente Regional de Ensino; Raul José de Belém (PV), assessor do governador Antônio Anastasia e Joana Darc Gontijo, presidente da Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um sistema de articulação, gestão, informação e promoção de políticas de cultura, pactuado entre os entes federados, com participação da sociedade civil. O Decreto nº. 5.520, de 24 de agosto de 2005, instituiu o Sistema Federal de Cultura e reestruturou o Conselho Nacional de Política Cultural. O SNC tem como objetivo programar uma política pública de cultura democrática e permanente, pactuada entre os entes da federação, e com a participação da sociedade civil, efetivando o Plano Nacional de Cultura e promovendo desenvolvimento com pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.
Diretoria
- Presidente - Anderson Ferreira (secretário de Cultura de Ibiá)
- 1º vice-presidente - Flávio de Freitas (secretário de Cultura de Patrocínio)
- 2º vice-presidente - Wagner Antônio (diretor da divisão de Cultura de Comendador Gomes)
Conselho fiscal
- Lindamar de Lurdes Alvarenga Magalhães, (diretora do departamento de Cultura de Perdizes)
- Cláudia de Lima Turatti (diretora de departamento de Cultura de Monte Carmelo)
- Maria Martins Avelar (secretária de Educação e Cultura de Iraí de Minas)
Suplentes do Conselho Fiscal
- José Eustáquio Soares (secretário de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Comércio de Romaria)
- Cremilda Lopes Pereira (secretária de Cultura de Planura)
- Fátima Alves Pereira (secretária de Educação e Cultura de Indianópolis)
Fonte: Gazeta do Triângulo
È um grande orgulho para mim, ter sido eleita em assembléia para tomar posse como membro do Conselho Fiscal da Associação Cultura Minas e ter sido a Mestre de Cerimônia deste evento que está na vanguarda da Cultura brasileira.
ResponderExcluirClaudia Turatti